Saúde
Setembro Amarelo esclarece população sobre a prevenção do suicídio
“Se precisar, peça ajuda” é o tema da campanha deste ano
A psiquiatra Amanda Cavalcante aponta que o estigma atrelado ao tema suicídio ainda faz com que o assunto seja pouco abordado. Ela argumenta que apesar de se falar sobre o suicídio atualmente, em virtude da campanha do Setembro Amarelo, nos demais meses do ano infelizmente o tema é escanteado, havendo um tabu em torno da pauta e, com isso, uma falha de políticas públicas nesse sentido.
Ela cita que há alguns pensamentos errados acerca da questão, como, por exemplo, se a pessoa já tentou suicídio previamente, não conseguiu concluir o ato e não vai tentar novamente. “Na verdade, uma tentativa prévia é um fator de risco para uma nova tentativa”, ressalta. Outro ponto que vem à cabeça de alguns é o medo de ser manipulado e ainda se o paciente tentou suicídio é porque ele não quer mais viver. “A pessoa está adoecida. Não podemos justificar a tentativa dessa forma”, salienta.
Segundo a especialista, é possível levar essa pauta para o ambiente escolar, pois, de acordo com ela, nas últimas décadas, houve um aumento de tentativas de suicídio em crianças e adolescentes. Amanda lembra que para a avaliação clínica do público infantojuvenil é preciso uma situação mais tranquila, utilizando técnicas não verbais como brinquedos, jogos e desenhos, estabelecendo vínculo de confiança e reconhecendo as características individuais para avaliar o potencial de letalidade.
Ademais, definir intencionalidade, acesso ao meio e rede de suporte são de extrema importância. Além disso, a psiquiatra destaca que em adolescentes o quadro depressivo vem normalmente acompanhado de muita irritabilidade. “Estamos falando de uma população que geralmente é mais impulsiva, o que pode aumentar o risco de tentativa de suicídio. Então devemos ficar atentos”, reforça.
Conforme Amanda, se for analisado as pessoas que tentaram suicídio, mais de 90% foi ou poderia ter sido diagnosticada com um transtorno mental. Ela diz que não necessariamente a depressão, mas outros transtornos, como o bipolar, psicóticos, borderline, uso abusivo de álcool e outras substâncias. Porém, a médica esclarece que como a prevalência de depressão é maior na população, acaba sendo o transtorno mais relacionado em relação à quantidade de casos.
A especialista observa que a pessoa com pensamento em relação à morte pode ficar mais introspectiva, triste, irritada, pensamento negativo em relação a si ou a sua situação, e muitas vezes não demonstra isso para terceiros. É fundamental saber alguns fatores de risco para uma tentativa de suicídio: tentativas prévias, transtornos psiquiátricos, abuso de álcool ou outras substâncias, desemprego ou perda financeira, desesperança, dor crônica e história familiar de suicídio.
Prevenção
De acordo com a psiquiatra, o que se pode fazer para prevenir o suicídio é tomar algumas condutas, como ouvir o indivíduo que está passando por esse processo. “Muitas vezes eles mudam de assunto para tirar aquele pensamento da pessoa. O que ajuda é a escuta ativa.
Ouvir e dar espaço para aquela pessoa falar, deixar que expresse o seu sofrimento, validando os sentimentos. Você pode conversar sobre suicídio e propor razões para viver, demonstrando os seus vínculos, por exemplo. Se você perceber que aquela pessoa está em risco de fazer algo contra si, busque ajuda de profissionais para ajudá-la”, orienta.
Ajuda
Amanda afirma que o papel dos profissionais da saúde mental é identificar e tratar ativamente o transtorno mental e os sintomas associados, criando um vínculo com o paciente, ouvindo-o e ajustando-o às condutas para que se previna o suicídio. Ela chama atenção que a família deve estudar o tema, reconhecendo fatores de risco e perceber sinais de risco. Além disso, conversar, ouvir o sofrimento do seu familiar e mostrar que ele tem motivo para viver.
O suicídio é um tema importante para ser discutido abertamente. Enquanto na maioria dos países ele está em queda, o Brasil é um ponto fora da curva, estando em ascensão. “Muitas pessoas que estão vivendo essa batalha ainda não foram vistas por um profissional de saúde mental. Então é muito importante que a população saiba como lidar quando estiver diante de uma pessoa com pensamentos em relação à morte”, finaliza.
-
Internacional1 ano atrás
Dr. Alessandro Gioia: “Especialista em cidadania italiana tira dúvida sobre o procedimento”
-
Internacional1 ano atrás
Diana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Famosos12 meses atrás
Lopes Dilo: Do Paraná para Jundiaí, Humorista conhecido como o ‘Neo Brasileiro’ conquista eventos com sua incrível semelhança a Keanu Reeves
-
Notícias1 ano atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Cultura1 ano atrás
Amélia Borges: “Conheça a Escritora Portuguesa que está conquista o mundo literário”
-
Cultura1 ano atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Famosos1 ano atrás
Padrinho de Mavie posta fotos inéditas do nascimento da filha de Neymar e Bruna Biancardi
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Katia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Internacional1 ano atrás
Aline Dombroscki: Desbravando as Fronteiras do Mundo Digital
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Conhecimento Jurídico para todos: A missão de Roney Max de Oliveira
-
Notícias1 ano atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Economia1 ano atrás
Mentor financeiro Neilor Gobbi explica como investir em ativos digitais
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Josiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Café Mammolo: “A sensação gastronômica brasileira em meio a Chelsea – Londres”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Vanderlei Ciccarelli: “Visionário e Especialista em Processos de Reconhecimento da Cidadania Italiana e Portuguesa”
-
Notícias1 ano atrás
Cícero Brito: Mercado Financeiro e a Inovadora Parceria com a Energy Solara
-
Famosos1 ano atrás
Erika Hilton tem dia de modelo e posa para badalado fotógrafo
-
Famosos1 ano atrás
Humorista Jonathan Nemer Desfruta da Experiência Luxuosa no Hotel Daara em Gramado