NOSSAS REDES SOCIAS

Cultura

Educação Digital – Terra de ninguém?!

Publicado

em

Estamos em uma época de muitas transições e evoluções, sobretudo as tecnológicas, quando a Internet chegou até nós, na década de 90, tudo era novidade, até mágico, diria, ela unificou mundo, conectou pessoas, Países, e hoje tudo é INTERNET!

Você consegue se ver sem ela hoje?!

Sou da geração de telefone fixo, onde ter um número era um patrimônio e as contas eram por pulso, caríssimas um DDD ou DDI, até mesmo as chamadas locais! Foi maravilhoso pegar essa transição de tecnologia entre o telefone fixo e o Universo sem limites da Intenet!

Lembro-me bem, a primeira vez que alguém me relatou que estava na casa de um amigo que tinha um computador e que lá tinha essa tal de INTERNET e ele conversou com outra pessoa através desse computador!

Como assim? Fiquei tentando entender como alguém poderia estar em um lugar e a pessoa em outro e eles escrevem em uma máquina e se falarem através da escrita! Como eu já trabalhava na PUC SP, fui no laboratório de Tecnologia da Informação, e pedi para os alunos me ensinarem a navegar! Assim, um ADMIRÁVEL MUNDO NOVO abriu-se para mim, e um caminho sem volta, uma caminhada livre, evolutiva, um sonho bom que me despertou!

@toalacarolina - Foto: Reprodução

@toalacarolina – Foto: Reprodução

Entrei na sala do chat do ZAZ na época, hoje “Terra”, escrevi um apelido (nickname) E NUNCA MAIS VOLTEI! Sempre usei a INTERNET para me relacionar, fazer amigos, encontrar amores, pesquisar, enfim, literalmente navegar digitalmente pelo mundo.

E essa navegação migrou do Chat para BLOG, EMAIL, outros meios de comunicação como ICQ, MSN, até as páginas de comunidades como ORKUT e FACEBOOK! Uma vez, ainda no final década de 90, assisti a uma propaganda onde o jogador e personalidade mundial, Pelé, fazia uma video chamada dentro de um trem.

Pensei: Não vou viver para ver isso. E vivi para viver isso e muito mais! Hoje vivo da INTERNET, mas vejo como ela também se tornou nociva no sentido de que, psicanaliticamente falando, ela é uma MASCARA, e um ESCUDO para pessoas má intencionadas destilarem seus sentimentos mais sombrios, práticas de golpe e somente agora que isso foi criminalizado.

Essa geração, denominada GERA,CÃO Z,  já nasce dentro dessa tecnologia. Eles já são introduzidos nesta realidade até de modo intra-uterino e também há possuem habilidade inatas, como se já conhecessem essa  tecnologia, inclusive, atualizando a cada segundo, a velocidade e os modos das informações chegarem.

Não é de se espantar o número crescente de diagnósticos de TDAH em crianças e também adultos. Os estímulos mudaram, tanto na rapidez quanto na quantidade de informações que o cérebro humano é capaz de absorver, processar e administrar!

Logo, a tal “falta de foco”, ao meu olhar e este é subjetivo, não se trataria de um Transtorno e sim da rápida mudança de processamento cerebral devido a tudo que vem acontecendo na Internet. Hoje, INTERNET é TERRA COM LEI, não mais “Terra sem Lei”, Temos delegacias de Crimes Cibernéticos, Lei extravagantes e regimes.

Entretanto, a Colunista em questão, acredita que, é necessário uma ALFABETIZAÇÃO desde a inserção da criança nos seus primeiros anos de vida de como LIDAR com a INTERNET, suas Leis, um manual de consciência no que diz respeito a bons modos, e utilização para meios de evolução, jamais de crimes de ódio entre outros.

É de se pensar sobre todas essas questões. E você, o que pensa sobre isso?

Colunista: @toalacarolina

Continue lendo

Bombou na Semana