NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Dormir bem é fundamental para a saúde cardíaca

Publicado

em

Estudo feito pela Universidade de Harvard e publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health apontou que ter um horário certo para dormir pode fazer bem ao coração

Segundo a Associação Brasileira de Sono (ABS), baixa na imunidade, prejuízo na atenção, memória e até impotência sexual são alguns efeitos de noites maldormidas, que atingem 80% das pessoas no Brasil em algum momento da vida. Conforme a entidade, a população do país tem, em média, 6,4 horas de sono por noite. O cardiologista Frankel Brandão  (CRM-MG 50.917, CRM-RJ 52.1218773 e RQE 38.512) explica que a relação do coração com o sono inclui dormir adequadamente, ter um sono reparador associado à melhora da saúde, qualidade de vida e proteção cardiovascular. “Durante o sono, é o momento em que as células e os órgãos do nosso corpo, inclusive o coração, sofrem processos de reparo para funcionarem adequadamente”, aponta.

O médico alerta que cuidar da saúde do sono é parte importante tanto na prevenção como no tratamento das doenças cardiovasculares. As pessoas que sofrem de insônia apresentam um risco aumentado de desenvolver doenças associadas à privação do sono, como a hipertensão arterial (pressão alta), alterações do ritmo cardíaco (arritmias), doença arterial coronariana e o infarto agudo do miocárdio.

Dormir bem e o cuidado com o coração

Segundo o especialista, mudar alguns hábitos e comportamentos irão contribuir para melhorar a qualidade do sono e, consequentemente, promover proteção cardiovascular. Essas mudanças comportamentais, conhecidas como higiene do sono, são recomendadas como forma de prevenir e até mesmo tratar a insônia.

Dr. Frankel Brandão - Foto divulgação

Dr. Frankel Brandão – Foto divulgação

O cardiologista lembra que para dormir bem, é fundamental adotar práticas saudáveis como a atividade física regular, não consumir refeições de grande volume e de difícil digestão no período noturno, evitar o consumo de cafés e estimulantes ao longo do dia, manter o quarto escuro, silencioso e com temperatura confortável, não utilizar eletrônicos como telefones celulares, smartphones, tablets e televisão momentos antes de dormir.

Para o médico, uma maneira de melhorar a qualidade e proteger o coração dos danos causados pela privação do sono consiste em preservar regulado o ritmo circadiano       (ciclo do sono/vigília). Ele comenta que a estratégia é estabelecer um horário para dormir e acordar diariamente, esforçando-se na manutenção dessa rotina o máximo de dias possíveis ao longo da semana. Isso vai ajudar o indivíduo a dormir melhor e proteger a sua saúde.

Continue lendo

Bombou na Semana