Empreendedorismo
Conheça as principais estratégias para aumentar as vendas em tempos de crise
Especialista diz que o empresário tem como se antecipar pelo menos três anos antes, entretanto, não adianta ter as melhores estratégias com a crise batendo à porta
O gestor empresarial Mateus Machry comenta que o empresário precisa compreender o segmento em que atua e o público-alvo, pois em tempos de crise, o comportamento do consumidor muda bastante. Ao conhecer bem este público, é possível direcionar melhor os esforços, focando nos clientes que têm maior probabilidade de manter o consumo. No entanto, é necessário investigar as novas preferências, ver o que impulsiona a compra e ajustar as ofertas para atender as demandas, visando garantir um retorno mais eficiente e adaptado no cenário atual.
Produtos e serviços
Quando a crise se instala, oferecer produtos essenciais ou adaptados para a nova realidade é uma grande estratégia do empresário, uma vez que ele compreendeu as novas necessidades das pessoas. Machry lembra, por exemplo, as empresas que focaram no bem-estar e na saúde dos indivíduos ao produzirem máscaras durante o difícil tempo da pandemia.
Marketing digital
O especialista destaca que o conteúdo precisa focar em algo útil, pois em tempos de incertezas, as pessoas estão ávidas por informações que ajudam a resolver os problemas do dia a dia. O marketing pode ser um grande aliado nesse cenário, criando conteúdos que agregam valor, como dicas, tutoriais e informações que auxiliam a enfrentar os desafios do momento. Isso cria confiança na marca e fortalece o relacionamento com o cliente. “É preciso focar em ajudar as pessoas. Esse tipo de abordagem mantém o seu público engajado e mostra que a sua empresa está ao lado deles e não apenas como uma marca, mas como uma fonte de suporte e informações relevantes nesse período de crise”, aponta.
Promoções específicas e ofertas relâmpagos
Se a promoção é bem-estruturada, ela pode ser o “empurrãozinho” que o cliente precisa para fechar a compra, despertando o interesse e criando a urgência que ajuda a movimentar o estoque. Machry conta que o importante é ter clareza sobre os benefícios que o cliente terá e como o produto ou serviço pode ser útil em tempos de crise. “Contudo, é fundamental que as promoções sejam vantajosas para o consumidor, como frete grátis, combos de produtos”, pontua.
Experiência de atendimento ao cliente
Essa é uma das estratégias mais eficazes em tempos difíceis e fortalece o atendimento ao cliente. Machry salienta que, quando a pessoa percebe que está sendo bem-cuidada, e a empresa se importa com ela, a confiança na marca é aumentada exponencialmente.
O gestor empresarial explica que um bom atendimento faz toda a diferença, ainda mais em momentos de insegurança, onde os indivíduos precisam de uma experiência positiva. Isso não só aumenta a chance de fidelização do cliente, mas também gera indicações. “Em tempos difíceis, o cliente valoriza ainda mais quem o atende com empatia e prontidão”, pondera.
Redes sociais para humanizar e aproximar a marca
De acordo com Machry, as redes sociais são uma excelente ferramenta para humanizar e aproximar a marca, já que a empresa pode compartilhar os bastidores do seu negócio, contar histórias reais da equipe e mostrar os esforços feitos para enfrentar a crise. Ele esclarece que isso são ações que geram confiança na marca, conexão emocional e fazem com que os clientes se sintam mais próximos da empresa.
Canais de vendas e parcerias
Para Machry, a empresa deve considerar vender em marketplaces, usar aplicativos de delivery ou criar parceria com empresas que complementam o seu produto, porque quanto mais o empresário tiver canais diferentes, mais o consumidor será atingido.
O gestor empresarial ressalta que essa diversificação aumenta a visibilidade e oferece aos clientes mais opções de acesso aos seus produtos. “As collabs também podem impulsionar o negócio, criando produtos feitos em conjunto, em vendas casadas com outras empresas, para atingir públicos-alvo específicos que compartilham o mesmo ponto”, sugere.
Ofereça flexibilidade de pagamento
Segundo Machry, a flexibilidade no pagamento é um fator decisivo para muitos clientes em momentos de crise. Oferecer condições como parcelamentos em juros, descontos para pagamento à vista ou opções de assinatura para serviços pode facilitar a decisão da compra para quem está mais restrito financeiramente no cenário de crise. Esse tipo de condição mostra que a empresa entende a realidade atual e está disposta a se adaptar, criando uma experiência mais confortável e segura para o consumidor.
Indicação de clientes
De acordo com o gestor empresarial, o marketing boca a boca continua sendo uma das estratégias mais poderosas de baixo custo para os negócios, especialmente em tempos de crise. Machry observa que a empresa precisa criar um programa de indicação onde clientes satisfeitos possam trazer amigos ou familiares em troca de benefícios. Para ele, isso incentiva a lealdade dos clientes existentes e traz novos consumidores de maneira mais econômica. “Uma indicação positiva de um cliente tem um peso enorme na decisão de um novo cliente em potencial. É uma forma de fazê-lo sentir que faz parte da marca e que também pode contribuir para o seu crescimento”, afirma.
Monitorar e ajustar as estratégias continuamente
Conforme Machry, o empresário precisa se manter atento aos indicadores, aos feedbacks dos clientes e ao desempenho de cada ação, permitindo uma adaptação ágil e efetiva, sem que a empresa desperdice recursos em estratégias que não estão trazendo retorno. Um monitoramento contínuo também ajuda a indicar novas oportunidades e ajustar a rota para as ações serem cada vez mais eficazes.
O empresário precisa olhar os indicadores cada vez mais efetivamente, porque independentemente de crises em largas escalas, de um dia para o outro, temos um novo cenário totalmente diferente. “Ao monitorar e ajustar as estratégias continuamente, a empresa está sempre se adaptando. O que mais sobrevive não é o mais forte, mas, sim, é o que mais se adapta aos cenários de mudanças que acontecem”, finaliza.
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