NOSSAS REDES SOCIAS

Notícias

Conheça a locutora Vanessa Rabello, a voz da Alpha FM

Publicado

em

Ela está no ar de segunda a sexta-feira, das 6 às 10 da manhã

Vanessa Rabello é formada em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, em 2004, e em locução pela Radioficina. Ela também foi assessora de imprensa e há 10 anos tem se dedicado às rádios, com passagens pelas estações pertencentes ao Grupo Bandeirantes. Além de locutora de rádio e comercial, Vanessa é apresentadora, mestra de cerimônias, influenciadora digital e comunicadora. Ela conta que apesar de o rádio ser uma companhia desde criança, foi na faculdade que o amor pelo veículo floresceu. “Quando entrei no estúdio pela primeira vez, lembro-me que os meus olhos brilharam ao ficar cara a cara com o microfone, de como a comunicação é ágil, prática”, recorda-se.

Vanessa comenta que a comunicação da rádio Alpha é feita por mulheres, o que lhe dá bastante orgulho. Contudo, ela diz que o papel da mulher, ao longo do tempo, no comando das programações das estações de rádio pelo Brasil, é uma luta constante. “É uma batalha que enfrentamos a cada dia para conquistar o nosso espaço, no entanto, estamos alcançando o que nos é de direito. Há anos tivemos as rainhas do rádio — as primeiras estrelas do mundo radiofônico —, mas, mesmo assim, em espaços pré-determinados. Ao longo dos anos, conquistamos espaços como o esporte, que é tão patriarcal”, aponta.

Vanessa explica que ao encarar o microfone e falar para mais de dois milhões de pessoas diariamente, é um desafio de improviso, raciocínio rápido e também controle emocional. “Não importa se estou com problemas, triste ou se algo deu errado durante a programação. É preciso controlar os sentimentos e seguir em frente, com um sorriso na voz. Isso faz a gente aprender demais como encarar o público e saber falar bem em qualquer situação”, pontua.

A importância e os cuidados com a voz

Vanessa destaca que a voz é importante para que o ouvinte sinta segurança, tranquilidade, confiança nas informações e na companhia de quem está do outro lado do microfone. “A voz é uma das marcas do locutor para ter um público fiel. Hoje não temos aquele padrão de vozes mais graves no rádio. Esse leque foi ampliado, mas ter a voz que passe segurança e com boa dicção é imprescindível”, ressalta.

Ela revela que nos seus cuidados com a voz estão a ingestão de muita água e comer uma maçã por dia, pois a fruta limpa as cordas vocais. A locutora cita também a prática diária de exercícios vocais de manhã indo para o trabalho, além do repouso vocal, sempre que possível.

101 anos de rádio no Brasil

O veículo resistiu às mudanças que os meios de comunicação passaram. Essa é uma prova que as rádios são fundamentais no nosso cotidiano. Vanessa concorda com a afirmação e acrescenta que durante a pandemia a audiência do rádio só aumentou. “O rádio é uma companhia. É aquela pessoa que dá bom-dia diariamente para quem está ouvindo. É o amigo sem ao menos você conhecer. O rádio jamais vai morrer e, sim, transformar-se e seguir como o veículo de comunicação mais democrático que existe”, finaliza.

Continue lendo

Bombou na Semana