NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Clínico geral: entenda como essa especialidade é fundamental para o sistema de saúde

Publicado

em

A clínica médica é a mãe de todas as especialidades, isso quer dizer que todas as sub especialidades são derivadas dela. Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensam, o clínico geral é um
especialista em clínica médica e não um generalista.

Segundo o clínico geral Luis Felipe Paschoali, existem dois caminhos para essa especialidade. O primeiro é cursar residência em clínica médica. Trata-se de um curso teórico-prático com carga horária de 60 horas semanais durante dois anos. A outra forma é comprovar um certo tempo de experiência de trabalho em clínica médica e prestar a prova do título de especialista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica.

Paschoali comenta que o clínico geral pode ser procurado em qualquer situação, pois de acordo com a Sociedade Brasileira de Clínica Médica, ele é capaz de diagnosticar e tratar no mínimo 70% dos pacientes sob os seus cuidados. No entanto, em casos pontuais, ele direcionará o paciente para a sub especialidade indicada para cada caso.

Dr. Luís Felipe Paschoali - Foto divulgação

Dr. Luís Felipe Paschoali – Foto divulgação

Consulta

Luis Felipe explica que o clínico geral, por ter um conhecimento amplo dentro dessa especialidade, fará uma história clínica detalhada associada a um exame físico completo, abrangendo todos os órgãos e sistemas. Baseado nisso, se for preciso, serão solicitados exames laboratoriais para complementar a investigação e finalmente o tratamento adequado será prescrito.

Importância do clínico geral para o sistema de saúde

Paschoali afirma que o clínico geral tem uma visão global do paciente, sendo capaz de diagnosticá-lo e tratá. “Por possuir uma visão ampla do paciente, o clínico geral é capaz de evitar encaminhamentos desnecessários aos subespecialistas. Por exemplo, não há necessidade de procurar um cardiologista para tratar pressão alta, um endocrinologista para tratar diabetes, hipotireoidismo ou colesterol alto. Essas

Continue lendo

Bombou na Semana