NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Saiba mais sobre o conceito de inflamação no corpo

Publicado

em

Médico diz que a bebida alcoólica é inflamatória

Segundo o médico Ivan Togni (CRM-SP 181.274), a inflamação é a resposta natural do corpo a uma lesão ou infecção, que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, radiação, calor e traumatismos. Ele diz que a gordura corporal alta no corpo está inflamada devido ao excesso de gordura celular adipócito, que causam uma hipóxia (diminuição do oxigênio) e, com isso, gera vários hormônios inflamatórios e sintomas.

No entanto, o especialista reforça que o processo de inflamação é importante por ser um mecanismo de defesa que ajuda o corpo a reparar tecidos danificados. Togni afirma que a inflamação destrói, dilui e isola o agente agressor; abre caminho para a cicatrização e regeneração do tecido afetado; pode ser gerada contra microrganismos que vencem as barreiras de proteção natural do corpo, como a pele, as mucosas e as secreções; pode ser um recrutamento preventivo de células para neutralizar microrganismos antes de um dano tecidual.

Conforme o médico, os sinais na pele de que o corpo está inflamado incluem calor, rubor (vermelhidão), inchaço, edema, dor e perda da função. “Quando falamos na inflamação do corpo por excesso de peso e falta de nutrientes, temos cansaço, desânimo, dificuldade de perder peso e dores no corpo generalizada”, aponta.

Dr. Ivan Togni Filho - Foto divulgação

Dr. Ivan Togni Filho – Foto divulgação

O especialista salienta que, se o corpo estiver inflamado na função, é fundamental identificar a causa para iniciar o tratamento. Se for por trauma, anti-inflamatório e analgésico podem tratar a causa. Se for no corpo em geral, a mudança do estilo de vida é o principal, alimentando-se melhor, praticando atividade física, melhorando a qualidade do sono, aumentando a ingestão de água e até mesmo suplementando com antioxidantes, vitaminas e minerais.

Alimentos anti-inflamatórios

Frutas e vegetais: ricos em antioxidantes e fitonutrientes, esses alimentos combatem radicais livres e reduzem a inflamação. Especial atenção deve ser dada a frutas vermelhas, como morangos e amoras, e vegetais de folhas verde-escuras.

Peixes: salmão, atum, sardinha e outros peixes ricos em ômega-3 são essenciais para combater a inflamação. O ômega-3 previne a inflamação e modula as respostas inflamatórias.

Oleaginosas e sementes: fontes de gorduras saudáveis, fibras e antioxidantes, como as amêndoas, nozes, sementes de chia e de linhaça, podem ajudar a reduzir marcadores de inflamação no corpo.

Cúrcuma: quando combinada com pimenta-preta e o gengibre, para aumentar sua absorção, são conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórias.

Alimentos inflamatórios

Ultraprocessados: refeições congeladas, refrigerantes, fast-food, biscoitos, bolos e salgadinhos.

Ricos em açúcares: doces, sorvetes, caldas e outros alimentos açucarados e industrializados.

Gordura trans: contém adição de hidrogênio e óleos vegetais líquidos.

Frituras: ricas em gorduras saturadas.

Carboidratos refinados: pão branco, macarrão branco e bolachas.

Viver sem inflamação

Togni comenta que ao pensar em um estilo de vida saudável, é possível gerenciar a inflamação crônica em relação à composição corporal. No entanto, ele lembra que a inflamação para controle de doenças é benéfica ao nosso corpo, mas o indivíduo deve sempre buscar um profissional de saúde para melhor auxiliá-lo.

Continue lendo

Bombou na Semana