NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Médica explica o conceito de pediatria integrativa

Publicado

em

Foto divulgação

Um dos objetivos desta prática é promover o bem-estar da criança e das famílias

Segundo a pediatra Tássia Rodrigues (CRM-RJ 5290066-4 e RQE 29.815/29.816), a pediatria integrativa busca um olhar integral da saúde da criança, trazendo um conceito muito mais abrangente do que “ausência de doenças”. Além disso, utiliza práticas multidisciplinares, não medicamentosas, para promover saúde e prevenir doenças no futuro adulto. “É uma pediatria partilhada com os pais, que pratica a escuta ativa e acolhe”, aponta.

A especialista comenta que as práticas integrativas e complementares descritas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) englobam uma série de abordagens multidisciplinares, como acupuntura, homeopatia, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, entre outras.

Dra. Tássia Rodrigues - Foto divulgação

Dra. Tássia Rodrigues – Foto divulgação

Tássia reforça que a pediatria integrativa agrega estratégias não medicamentosas capazes de auxiliar na promoção da saúde da criança. Ela reforça que esta é uma prática em crescimento no Brasil. “As famílias, hoje, estão mais conscientes, buscam conhecimento e estratégias para construir uma saúde sólida na infância de seus filhos. É uma tendência atual que tem crescido muito no nosso meio”, destaca. Conforme a médica, os princípios desta prática incluem o olhar do pediatra com visão integrativa, analisando sempre a saúde da criança integralmente. Por exemplo, uma mãe que traz uma queixa de imunidade baixa de seu filho, muitas vezes, a origem disso estará em alterações da saúde intestinal, nutricionais, qualidade    de    sono    e    hábitos    saudáveis    que    precisam    ser    pesquisados minuciosamente para construir uma abordagem visando o todo.

Outro princípio fundamental, como lembra Tássia, é que a vivência da infância reflete na saúde da vida adulta dessa criança. Ela esclarece que é essencial agir durante a fase infantil, buscando prevenir doenças do adulto.

Continue lendo

Bombou na Semana