NOSSAS REDES SOCIAS

Cultura

Ana Claudia Quintana Arantes: “Médica e autora com mais de 450 mil exemplares vendidos”

Publicado

em

Ana Claudia Quintana Arantes - Médica e Escritora (Foto feita para a matéria da Revista Piauí, com Bob Wolfenson)

Ana Claudia Quintana Arantes lança livro sobre a arte de cuidar e encarar os últimos dias de vida.

Quando a vida se aproxima do fim, seja pelo envelhecimento ou por uma doença, o impacto emocional, social e físico sobre pacientes, familiares e profissionais de saúde é profundo. Esse processo, muitas vezes marcado por uma sensação de impotência e sofrimento, exige não só cuidados médicos, mas também olhares atentos e escuta sensível. É sobre isso que a médica geriatra Ana Claudia Quintana Arantes discute em seu novo livro, Cuidar até o fim. Dirigindo-se tanto ao doente quanto a quem cuida dele, a autora compartilha sua experiência na área de cuidados paliativos e oferece um guia para enfrentar a proximidade da morte de maneira mais humana e consciente, promovendo qualidade de vida até os últimos momentos.

Ana Claudia Quintana Arantes - Cuidar Até o Fim - Foto: Reprodução

Ana Claudia Quintana Arantes – Cuidar Até o Fim – Foto: Reprodução

Com uma linguagem acessível e explorando de maneira empática o morrer, Ana Claudia aborda temas como a gestão da impermanência – que é a aceitação e o manejo das mudanças diante de uma doença que ameaça a continuidade da vida – e a importância do alívio do sofrimento físico e emocional. “Muitas vezes quem assiste à morte de alguém presencia um processo absolutamente indigno, mas, mesmo sofrendo com a dor do paciente, não mexe um dedo para mudar a situação. Penso que essas pessoas fariam melhor se aproximando daquele paciente e perguntando do que ele precisa naquele momento para se sentir melhor: Um pouco de água? Trocar a fralda? Um aperto de mão amoroso? Um olhar que diga: estou aqui e vou ficar do seu lado, fazendo o melhor que puder”, sugere ela.

Ana Claudia explora as diferentes etapas da morte, como gradativa fragilidade física e o luto antecipado vivenciado por pacientes e familiares. Ela destaca a importância de acolher as emoções que surgem ao longo desse caminho, como medo, tristeza e alívio, criando um ambiente seguro onde todos os sentimentos possam ser expressos, enquanto se busca aliviar o sofrimento físico.

Cuidar até o fim é um lembrete de que a finitude é inevitável e de que os cuidados corretos na fase final são fundamentais para que seja menos doloroso para todos.

Sobre a autora:

Ana Claudia Quintana Arantes é médica formada pela USP, com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós- graduação em Psicologia – Intervenções em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. É sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, onde coordena cursos de formação avançada multiprofissional – Prática e Ensino em Cuidados Paliativos.

Em 2012, publicou seu primeiro livro de poesia, Linhas pares, utilizado como base de pesquisa a respeito do impacto da poesia sobre a esperança em pessoas gravemente enfermas. Seu segundo livro, A morte é um dia que vale a pena viver, permanece entre os mais vendidos desde a primeira edição, em 2016. Na sequência, escreveu Histórias lindas de morrer (2020), Pra vida toda valer a pena viver (2021) e Mundo dentro, de poemas (2022).

Mais informações:

Preço: R$ 49,90 (físico) R$ 29,99 (e-book)

Tamanho: 14 x 21 cm

Páginas: 224

(21) 2538-4176

Renata Vieira renatavieira@sextante.com.br

Editora Sextante

Há 25 anos compartilhando histórias para viver bem espiritualidade  autoajuda  negócios  saúde  comportamento  desenvolvimento pesso.

Continue lendo

Bombou na Semana