NOSSAS REDES SOCIAS

Saúde

Indigestão pode ser piorada com alguns alimentos

Publicado

em

Cuidados simples podem aliviar o problema

A médica Juliana Walsh (CRM-SC 22.106 e RQE 12.960) explica que a indigestão (dispepsia) ocorre quando não conseguimos fazer a digestão adequadamente, ou seja, os alimentos que comemos ficam muito tempo parados no estômago, causando sintomas como dor, sensação de estômago cheio, estufamento, enjoo, vômitos, queimação, arrotos e refluxo.

Segundo a especialista, a principal forma de tratar é por meio de mudanças nos hábitos alimentares, já que alguns alimentos podem piorar a indigestão. Isso inclui o excesso de gordura, álcool, cafeína, ingestão de bebidas com as refeições e medicamentos como os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs). “Pessoas que sofrem com indigestão, devem evitar essas medicações, esses tipos de alimentos, refeições grandes, comer em porções menores e não se alimentar próximo da hora de dormir para evitar refluxo e insônia”, recomenda.

Conforme Juliana, estudos comprovam que a maioria das pessoas que sofrem com dispepsia (má digestão), tem acidez reduzida no estômago, e por isso demoram muito para digerir os alimentos, causando os sintomas. “Tomar antiácido pode melhorar o desconforto inicialmente, mas piora a causa (reduz a acidez e piora a digestão), o que faz com que as pessoas não consigam parar a medicação depois”, explica.

Além disso, a médica diz que já se sabe que o uso contínuo de antiácidos reduz a absorção de vitaminas, causando sérios prejuízos ao organismo. Ela orienta os pacientes a tomar todos os dias pela manhã, em jejum, um copo de água com um limão espremido, pois ajuda a regular a acidez gástrica, melhorando a digestão naturalmente.

Dra. Juliana Serra Walsh - Foto divulgação

Dra. Juliana Serra Walsh – Foto divulgação

De acordo com a especialista, existem alguns sinais que servem de alerta, e a pessoa deverá procurar um médico para investigar melhor a dispepsia. Juliana reforça que se o indivíduo tiver má digestão e apresentar perda de peso, sangue nas fezes, dificuldade para engolir, falta de ar, sudorese intensa ao se alimentar, anorexia (inapetência), ou os sintomas comuns da dispepsia não melhorarem com os cuidados iniciais, é necessário procurar ajuda profissional.

Continue lendo

Bombou na Semana