Saúde
Como reconhecer o vício em telefone celular em crianças e adolescentes
“Vício em telefone celular” pode se referir a uma dependência compulsiva e excessiva de dispositivos móveis que causa consequências negativas em vários aspectos da vida.
Os médicos não reconhecem formalmente o vício em telefones celulares como uma condição de saúde mental. No entanto, alguns estudos sugerem que crianças e adolescentes podem experimentar uma preocupação esmagadora com telefones celulares.
Essa preocupação pode levar a uma incapacidade de controlar ou limitar o uso do telefone, mesmo em situações em que seu uso é inadequado.
Isso pode fazer com que eles negligenciem suas responsabilidades e relacionamentos e exibram inquietação e ansiedade quando não conseguirem acessar seus telefones.
Saiba como reconhecer um possível vício em telefone celular em crianças e adolescentes. E Também dicas para ajudá-los a superar uma dependência excessiva de dispositivos móveis.
Uma pesquisa de 2017 envolvendo estudantes universitários na Coreia descobriu que o uso médio de smartphones era de cerca de 15,79 horas por semana. Um estudo de 2023 sobre o uso problemático de telefones em crianças e adolescentes destaca a necessidade de mais pesquisa para compreender completamente seus riscos.
Comportamentos como uso excessivo, sintomas físicos, negligência de outras atividades, sintomas de abstinência e comportamento secreto podem indicar um problema com a dependência do smartphone, com efeitos adversos na saúde física e mental, desempenho acadêmico e bem-estar emocional.
Uso excessivo
O uso excessivo do dispositivo envolve um padrão de gasto prolongado de tempo em um smartphone. Isso pode ser em detrimento de outras atividades ou responsabilidades.
Sintomas físicos
Algumas crianças e adolescentes podem experimentar sintomas físicos do uso excessivo do telefone, que geralmente inclui longos períodos em posições que não são boas para sua postura.
Esses sintomas físicos podem incluir: Fadiga ocular, dores de cabeça, dor no pescoço e dor nas costas.
Negligenciando outras atividades
Uma criança ou adolescente pode negligenciar hobbies, esportes ou interação social para passar tempo no telefone, mesmo quando essas atividades são coisas que eles gostavam anteriormente.
Isso pode envolver verificar e atualizar constantemente suas contas de mídia social e priorizar as interações on-line em detrimento das presenciais.
Eles também podem não concluir sua lição de casa, tarefas ou outras obrigações devido ao uso excessivo do telefone. Na escola, a dependência excessiva de um smartphone pode levar a uma deterioração nas notas, uma incapacidade de concentração e produtividade acadêmica reduzida.
Sintomas de abstinência
Uma criança ou adolescente pode se sentir compelido a responder às notificações imediatamente e sentir angústia quando não conseguir se envolver com as mídias sociais. Como resultado, eles podem exibir o seguinte quando seu telefone não estiver disponível: Inquietação, irritabilidade e ansiedade.
Eles podem até experimentar padrões de sono interrompidos devido à sensação de que precisam verificar seu telefone para atualizações.
Comportamento secreto
Uma criança ou adolescente pode se tornar secreto sobre as atividades telefônicas. Em alguns casos, isso pode incluir esconder o uso do telefone ou ficar na defensiva quando perguntado quanto tempo eles estão gastando no telefone.
Efeitos
Um artigo de 2018 sugere que o vício em smartphones pode prejudicar a saúde psicológica e física de uma pessoa e afetar seu desempenho acadêmico e de trabalho.
De acordo com a pesquisa de 2019, o uso problemático de smartphones pode ter vários efeitos adversos em crianças e adolescentes. Estes podem incluir, habilidades sociais prejudicadas e o uso excessivo de smartphones pode dificultar o desenvolvimento de habilidades sociais cruciais, causando dificuldades com interações cara a cara, empatia e comunicação eficaz.
Desempenho acadêmico reduzido: Passar muito tempo em smartphones pode dificultar o desempenho acadêmico e diminuir o interesse em aprender.
Distúrbios do sono: Olhar para as telas antes de dormir pode causar mudanças nos padrões de sono, dificuldade em adormecer e redução da qualidade do sono. Isso pode levar a fadiga e alerta limitado na manhã seguinte.
Bem-estar emocional e mental: O uso excessivo de smartphones pode afetar negativamente o estado emocional de uma criança ou adolescente. Pode contribuir para sentimentos de solidão, depressão e baixa autoestima. A exposição excessiva às mídias sociais também pode levar a comparações insalubres e a uma imagem corporal negativa.
Aumento do risco de cyberbullying e perigos on-line: Passar tempo excessivo em um smartphone expõe crianças e adolescentes a perigos potenciais, como cyberbullying, predadores on-line e conteúdo inapropriado.
Um estudo transversal de 2022 também destaca as possíveis consequências físicas do uso prolongado do smartphone.
A pesquisa neste estudo sugere uma associação entre o aumento do uso do telefone e o risco de obesidade infantil. Também sugere que a má postura durante o uso de smartphones pode levar a problemas musculoesqueléticos.
E como ajudar uma criança ou adolescente?
Ajudar uma criança ou adolescente com vício em telefone celular pode exigir uma abordagem solidária e proativa.
Um artigo de 2020 sugere as seguintes estratégias potenciais:
Estabelecendo uma comunicação aberta: Isso pode ser fundamental ao lidar com o uso do telefone celular de uma criança ou adolescente. É importante construir confiança, permitindo que eles expressem preocupações e ouçam sem julgamento suas perspectivas, experiências e sentimentos sobre seus hábitos telefônicos.
Definindo limites claros: Estabelecer diretrizes e regras claras em relação ao uso de telefones celulares pode incluir limitar o uso de mídias sociais ou o tempo de tela a 1-2 horas por dia ou manter os telefones fora do quarto.
Ser um modelo: Modelar hábitos de telefone saudáveis pode ajudar crianças e adolescentes a melhorar o uso do próprio smartphone. Também pode incentivar interações mais saudáveis com os cuidadores.
Incentivando comportamentos mais saudáveis
O artigo também recomenda que pais e cuidadores incentivem e apoiem a criança ou adolescente a se envolver no seguinte:
Atividades alternativas: As pessoas podem tentar fornecer à criança ou adolescente alternativas envolventes ao uso do telefone celular. A participação em atividades físicas, hobbies e interações sociais pode promover um estilo de vida completo.
Hábitos saudáveis: Isso pode incluir ajudar a criança ou adolescente a estabelecer hábitos como dormir o suficiente, manter uma dieta equilibrada e se envolver em atividades físicas regulares.
Conexões cara a cara: As pessoas podem incentivar a criança ou adolescente ou se envolver em atividades sociais e construir relacionamentos reais com amigos e familiares por meio de interações cara a cara.
Se um pai ou cuidador estiver tendo dificuldade em fornecer esse suporte ou a dependência excessiva do smartphone de um jovem for grave, eles também podem procurar ajuda de um profissional de saúde mental especializado em comportamentos viciantes em crianças ou adolescentes.
Colunista: @annaalveszoficial
-
Internacional1 ano atrás
Dr. Alessandro Gioia: “Especialista em cidadania italiana tira dúvida sobre o procedimento”
-
Internacional1 ano atrás
Diana Nascimento: A Brasileira que se Tornou Guia em Paris
-
Famosos1 ano atrás
Lopes Dilo: Do Paraná para Jundiaí, Humorista conhecido como o ‘Neo Brasileiro’ conquista eventos com sua incrível semelhança a Keanu Reeves
-
Notícias1 ano atrás
Viajante Necessário inaugura sua nova sede no Rio de Janeiro
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Estreia do programa Gastronomia e Negócios: “CW traz inspiração e novas ideias para empreendedores na Rede TV Paraná”
-
Cultura1 ano atrás
Amélia Borges: “Conheça a Escritora Portuguesa que está conquista o mundo literário”
-
Cultura1 ano atrás
O Diário da Lótus, o livro
-
Famosos1 ano atrás
Padrinho de Mavie posta fotos inéditas do nascimento da filha de Neymar e Bruna Biancardi
-
Empreendedorismo2 anos atrás
Katia Helena de Souza: despertando o potencial feminino e inspirando transformações
-
Internacional1 ano atrás
Aline Dombroscki: Desbravando as Fronteiras do Mundo Digital
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Lucienes Rodrigues: “Empresária faz sucesso com vendas de doces e salgados na Inglaterra”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Conhecimento Jurídico para todos: A missão de Roney Max de Oliveira
-
Notícias1 ano atrás
Conheça os melhores Navios de Cruzeiros da temporada 23/24 junto com o Viajante Necessário
-
Economia2 anos atrás
Mentor financeiro Neilor Gobbi explica como investir em ativos digitais
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Josiane Silva: “Empresária brasileira faz sucesso na Inglaterra inovando técnicas como cabeleireira”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Café Mammolo: “A sensação gastronômica brasileira em meio a Chelsea – Londres”
-
Empreendedorismo1 ano atrás
Vanderlei Ciccarelli: “Visionário e Especialista em Processos de Reconhecimento da Cidadania Italiana e Portuguesa”
-
Notícias1 ano atrás
Cícero Brito: Mercado Financeiro e a Inovadora Parceria com a Energy Solara
-
Famosos1 ano atrás
Erika Hilton tem dia de modelo e posa para badalado fotógrafo
-
Famosos1 ano atrás
Humorista Jonathan Nemer Desfruta da Experiência Luxuosa no Hotel Daara em Gramado